Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

"Quem e quantos Somos"???

Se Observares ao longo da história (inclusive nos registros Bíblicos),  verás que sempre houve relatos sobre deficientes físicos (aleijados, portadores de deficiência ou necessidades especiais, como queira chamar), e nesses relatos se nota o descaso, as dificuldades, a humilhação e luta pela sobrevivência.
Só em estar limitado, já se torna humilhante. Principalmente a dependência nas atividades impossíveis. Porém,  uma limitação nos leva a desenvolver habilidades que antes não tinha-mos.
Nos dias de hoje não é diferente. Todos os anos as campanhas publicitárias, programas de governo e discursos de toda a sociedade tem sido voltada para "inclusão social" e valorização das pessoas com deficiência física. No entanto a realidade é outra. A discriminação é explicita, mesmo quando não se quer fazê-la. As pessoas vêem o deficiente físico como incapaz de fazer suas tarefas diárias, "como coitadinho" e limitado. Claro que existem excessões. Quando retornei da reabilitação no Sarah Kubitschek, propus a minha associação entrar na luta comigo com o objetivo te reintegrar-me ao trabalho, e simplesmente fui desencorajado. Talvez, o fato de nunca antes ter havido casos semelhante em minha instituição(policiais com limitações voltarem ao trabalho), seria a causa do temor em me colocar numa escala de serviços estando eu na cadeira de rodas.
Por sorte, uma nova equipe assumiu a chefia do setor onde trabalhava antes, e me convidaram a desenvolver uma função, onde melhor eu me adaptasse.
Hoje, depois de três meses, tenho apoio de quase todos. Apesar de ainda aparecer opiniões como; "será que é lucro voce trabalhar". 
Para alguém que luta pela sobrevivência dia-após-dia, não interessa se é ou não lucro trabalhar. Interessa é  se sentir útil.A auto-estima não tem preço. a alma resolvida contribui para uma boa qualidade de vida.
Estou feliz em saber que além de estar exercitando meu corpo ao  me deslocar para o trabalho, exercito minha alma. Acredito que, se meu trabalho ainda não estiver sendo lucro para a instituição, farei o possível para  me tornar produtivo e cooperar com o crescimento do grupo o qual tenho orgulho em fazer parte. Assim, contribuirei para alcançar pessoas com dilema como o meu, mas com oportunidades remotas. 
Precisamos descobrir quantos somos,onde estamos e o que necessitamos. Mas também, o que podemos fazer para contribuir para um mundo melhor com respeito e igualdade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário