Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Nível da lesão medular e seu grau de comprometimento


O nível e a altura da lesão medular será determinante no grau de limitação no indivíduo. Quanto mais alto for a lesão, maior será o comprometimento dos movimento na pessoas. Podendo ser esta, completa ou incompleta.
Na completa ocorre a perda total da transmissão das informações do sistema nervoso central, localizadas no cérebro com destino aos membros. Na incompleta fica preservada alguma parte desse caminho.
É bom que fique claro que nem sempre uma fratura na coluna vai significar prejuizos dos movimentos. Pode ser que ocorra uma fratura em alguma parte externa da vértebra, porém essa não rompa a bainha de mielina, que é por onde passa a medula ou cause o choque medular (Choque medular ocorre quando o impacto no acidente rompe as miofibrilas ("feixes" nervosos que passam por dentro da medula)).
A contagem das vértebras se dá de cima para baixo como ilustra a figura. São 25 vértebras no total, podendo variar em alguns raros indivíduos que possuem uma vértebra lombar a mais que os outros.
Quando a lesão ocorre na região cervical (tetraplégico), dependendo da vértebra atingida poderá limitar até mesmo o movimento da cabeça, mas na maioria dos casos ficam comprometidos os movimentos dos ombros para baixo. Entretanto, um grande percentual desses, progridem significativamente e passam ser classificados como paraplégicos. Exemplo desse progresso, temos a Fran.
Sendo tal bloqueio na região toráxica, ficam preservados os mivimentos da cintura escapular e comprometido os da região pélvica e o equilibrio do tronco.
Por ultimo, a lesão na região lombar, se na altura até L2, ficam preservados os quadríceps, e comprometido, as pernas e pés. além da sensibilidade da região pélvica como os aparelhos do sistema excretor.
Em todos estes casos, mesmo sendo lesão completa, o ultimo tem chances de caminhar simplesmente com o auxilio de bengalas. Na maioria das vezes, o diagnostico medico é abaixo do pontecial real do indivíduo. Evitando com isso, criar expectativas possiveis de fracasso, "eu creio". Sempre veremos portadores de lesão medular superando a expectativa prevista pela ciencia.
O portador de lesão com comprometimento da região pélvica, perde a seja tetra ou paraplégico, perde a sensibilidade, dificultando as sensações de nescessidades fisiológicas. Por falta de tal semsibilidade, torna-se nescessario a reabilitação. Treinamento que condiciona-o a observar as mudanças em seu corpo, como irritação, inquietação ou mesmo o aumento da pressão arterial.
Na reabilitação, aprende-se maior controle de tais situações, como por exemplo reeducação alimentar para maior controle do intestino ; a substituição da sonda fixa ou permanente pela sonda de alívio (Cateterismo) método artificial para excreção urinaria) e, alternancia de decúbito (quando deitado) ou elevação do corpo para prevenir úlcera de pressão.
 A seguir, veremos exemplos de pessoas que foram totalmente desenganadas pela medicina e hoje se superam a cada dia.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário